«PASSEIOS CULTURAIS DO MASE» foram um sucesso!



O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, organizou no dia 31 de Janeiro o seu primeiro “Passeio Cultural”,tendo sido do inteiro agrado dos participantes.

Este passeio foi o primeiro de vários previstos, inseridos numa iniciativa que pretende fomentar o conhecimento de espaços culturais, patrimoniais e religiosos, relativamente próximos de Fátima.

O desconhecimento daquilo que nos é mais próximo é, infelizmente, habitual. Quantas vezes concluímos que conhecemos melhor o que está longe do que aquilo que está perto. Nesse sentido, esta iniciativa pretendeu que os participantes conhecessem vários espaços merecedores de uma visita, sempre com uma prévia contextualização histórica e artística.

O primeiro “Passeio Cultural” teve como destino Ourém, onde se visitou o Museu Municipal de Ourém – Núcleo Casa do Administrador onde, em 1917, foram interrogados os videntes de Fátima e onde se revisitaram os espaços e os ambientes da Vila Nova de Ourém de 1900.

A visita à Casa-Estúdio Carlos Relvas na Golegã foi a segunda paragem. Esta casa apresenta características únicas a nível mundial, como singular é o facto de ter sido construída de raiz, como monumento aos precursores da fotografia e com o objectivo exclusivo de acolher um laboratório e estúdio dedicados especificamente ao desenvolvimento da arte fotográfica.

Depois de um saboroso almoço na Adega Típica "Cú da Mula" nesta vila ribatejana, o grupo partiu para Alpiarça onde visitou a Casa - Museu dos Patudos, construída entre 1905 e 1909, fruto da encomenda de José Relvas ao arquitecto Raul Lino. Hoje, por vontade expressa do proprietário, pôde-se visitar uma fabulosa colecção de artes decorativas, que a todos surpreendeu.

Veja aqui as fotos desse dia!

Comentários

Sérgio Barroso disse…
Foi de facto um dia memorável. Muito obrigado ao MASE pela iniciativa, tenho a certeza que muitas outras se seguirão. Foi uma oportunidade única de conhecer espaços fantásticos tantas vezes adiados para visitas que nunca chegamos a fazer... Assim vale a pena.
Um bem haja, amigo Gonçalo.
João Amaro disse…
Esta iniciativa do MASE foi, à semelhança de tantas outras que tem organizado,um êxito. Parabéns ao Gonçalo.
Paula disse…
Um dia excelente! O grupo, a organização, os locais visitados e até mesmo as condições atmosféricas nos prendaram com um dia de sol. Gostei imenso de conheçer o Sr. Carlos Relvas! Fico à espera do 2º! Parabéns ao MASE.
Anónimo disse…
Este passeio cultural, foi de facto uma experiência única, na qual tive o privilégio de participar. Desde já, dou os parabéns ao Dr.Gonçalo pela organização, e aguardo por futuros passeios culturais que surjam.
Um abraço Dr.Gonçalo.

Nélio Vieira
Renato Paulino disse…
Um grande dia!
Esse dia foi proporcionado pelo MASE com seu passeio cultural.
Da qual participei com grande entusiasmo.
Tornou-se um dia memorável porque nunca irei de esquecer os locais maravilhosos que visitei.
Simplesmente espectacular!
Espero por outro passeio cultural.
Um abraço Dr.Gonçalo.
Anónimo disse…
Muito obrigado pelas palavras que nos motivam para fazermos mais e melhor!

Abraço,

Gonçalo