MASE convidado para programa da TSF “Encontros com o Património”


O Museu de Arte Sacra e Etnologia foi um dos Museus convidados para participar no Programa “Encontros com o Património” da Rádio TSF, no âmbito dos “10 anos da Rede Portuguesa de Museus”.

O MASE integrou a RPM em 2003 e é um dos 4 únicos museus da tutela da Igreja Católica que integram a rede. O trabalho desenvolvido por este espaço museológico de Fátima tem vindo a ser reconhecido pela sua intensa actividade, com iniciativas culturais fruto de várias parcerias estabelecidas com instituições locais. É já uma referência para Fátima pela qualidade das suas colecções que procuram dignificar a imagem de Fátima. É o único museu desta cidade e do concelho de Ourém a integrar a RPM.

A RPM - organismo certificador da qualidade e funcionamento dos espaços museológicos - tem vindo a promover a partilha de conhecimento, serviços, recursos e "boas práticas" nesta área.

A rede conta actualmente com 131 museus, incluindo museus nacionais, tutelados pelas delegações da cultura dos Açores e da Madeira, da administração local e central, de empresas públicas, privados, fundações, da Igreja Católica e das Misericórdias.

Para ser aceite e posteriormente credenciada, a entidade candidata tem de cumprir uma série de requisitos e funções. Como sistema organizado baseado na adesão voluntária, que visa a descentralização, qualificação e cooperação entre museus, a RPM dá apoio técnico aos seus membros e também financeiro, através do apoio a projectos nas áreas da conservação, segurança, informatização, reservas, entre outras.

Participaram neste programa, João Brigola, Director do Instituto dos Museus e da Conservação, Clara Camacho, Coordenadora da RPM, Dália Paulo, directora Regional da Cultura do Algarve, Isabel Victor, directora do Museu do Trabalho Michel Giacometti e Gonçalo Cardoso, director do Museu de Arte Sacra e Etnologia.

Este programa, do jornalista Manuel Vilas Boas, foi distinguido como «o melhor programa de Rádio 2009", na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores.
“Encontros com o Património” é um espaço na antena da TSF onde se fala de «sítios com história, paisagens e pessoas, o passado e o presente». Pelo microfone do repórter Manuel Vilas-Boas, e pela conversa com diferentes especialistas, «fica-se a conhecer Portugal na sua variedade de monumentos, locais, sítios muitas vezes escondidos».

O programa é uma parceria entre a TSF e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), com o apoio do departamento de inventário, estudos e divulgação.

Ouça o programa: TSF

Comentários