Novo presépio na exposição permanente do Mase!

O Museu de Arte Sacra e Etnologia expõe agora um novo presépio na sua exposição permanente: o “Presépio Inca” do artista do Peru Luis Jeri. Esta obra concebida em finais do século XX, esteve exposta numa Feira de Arte em Milão no ano de 1995, tendo sido adquirida em 1996 pelo Instituto Missionário da Consolata.

Por falta de espaço e oportunidade, esta fantástica peça esteve quase sempre conservada nas reservas do Museu, excepto numa ocasião em que fez parte da muito bem sucedida exposição temporária «Presépios do Mundo», realizada no MASE em 2002.

Concebido em terracota, este presépio é constituído por oito peças avulsas com fisionomias e trajes do povo Índio dos Andes. Tem a particularidade dos animais tradicionais do presépio, o burro e a vaca, serem substituídos por dois veados, espécies autóctones. Além disso, o autor representou os Reis Magos como sendo simultaneamente Anjos. A peça de maiores dimensões mede 1,30 cm de altura.

Havendo agora possibilidade de expô-la em virtude de ligeiras alterações tipológicas numa das salas de exposição permanente do museu, optou-se por colocá-la neste período do Advento e muito próxima doutra peça do mesmo autor que muito tem sensibilizado os visitantes do museu, a “Natividade”, que representa o momento do nascimento do Salvador.

Nesta época natalícia, além destas peças, o visitante poderá desfrutar da magnífica colecção de Presépios e Meninos Jesus do Padre António Rosado Belo, constituída por peças eruditas e populares do século XVI aos nossos dias, sendo um dos maiores conjuntos patrimoniais que nas colecções museológicas portuguesas representa o tema de Jesus Cristo na infância.

Comentários