Catálogo do Santuário «Francisco e Jacinta Marto: candeias que Deus acendeu» com peça do MASE em destaque!

«Francisco e Jacinta Marto: candeias que Deus acendeu» - catálogo das exposições comemorativas do centenário dos nascimentos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto

O catálogo disponibiliza informação acerca dos 212 objetos que integraram as exposições do Santuário de Fátima, peças de valor museológico que se dividem entre relíquias, documentos escritos, objetos artísticos, espécimes bibliográficos e iconográficos de proveniências diversas, para além do espólio do Museu do Santuário.

O Barrete do Beato Francisco Marto, uma relíquia exposta na Sala dos Pastorinhos do MASE, esteve numa das exposições. Segundo refere Marco Daniel Duarte «Uma das mais interessantes relíquias relacionadas com o pastorinho de Fátima, é o barrete de lã preta com uma barra da mesma cor na abertura e uma borla na outra extremidade" (DUARTE, 2012:74).

A Sala dos Pastorinhos, inaugurada em 2000, além do barrete do Beato Francisco Marto oferecido em 1956 aos Missionários da Consolata pelo pai dos videntes, Manuel Pedro Marto, conserva outros objectos pessoais do doador e a pedra do túmulo de Francisco e Jacinta Marto, recolhida pelo Sr. Marto aquando da transladação dos dois irmãos do cemitério de Fátima para a Basílica.

CONTEMPLE-AS NO MASE!

Comentários