«Carvoeiras| duas realidades»| Mesa-Redonda


Inserida no âmbito da exposição fotográfica «Damas de Carvão», patente ao público em Fátima no Museu de Arte Sacra e Etnologia, realizar-se-á pelas 21h30 do próximo dia 5 de abril uma Mesa Redonda intitulada «Carvoeiras| duas realidades».

Nesta iniciativa conhecer-se-ão duas experiências respeitantes à produção de carvão vegetal: Costa do Marfim (San Pedro) e Portugal (Marinha Grande). A primeira, relacionada com a temática da exposição, aborda as carvoarias de San Pedro, onde dezenas de mulheres trabalham, todos os dias, na produção de carvão vegetal para vender como forma de autossubsistência. Já em Portugal, conhecer-se-á o trabalho das carvoeiras de Pilado, Marinha Grande, uma realidade desconhecida por muitos, tendo sido uma atividade explorada durante várias décadas pelas mãos femininas que recorriam ao Pinhal de Leiria para obterem a matéria-prima. Ainda hoje existem carvoeiras que fornecem carvão a particulares e a restaurantes, sendo elogiada a qualidade deste carvão.

Foram convidados para esta Mesa-Redonda, Ana Paula Ribeiro, fotojornalista e autora das fotografias em exposição, o padre Luís Maurício Guevara, missionário da Consolata que visitou as carvoarias de San Pedro (Costa do Marfim) e Paula Lemos, docente com uma dissertação de mestrado em Estudos Portugueses – Culturas regionais Portuguesas, assentando a sua investigação nas carvoarias da aldeia de Pilado (Marinha Grande). O diretor do museu, Gonçalo Cardoso, será o moderador da mesa.

A participação é livre, não sendo necessária inscrição prévia.

Comentários