MENINOS JESUS DO MASE "VIAJARAM" ATÉ VISEU!

 
Inaugurou ontem, terça-feira, dia 18 de fevereiro, na Casa Episcopal de Viseu, a exposição temporária «A Paixão do Menino Jesus». Organizada pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu esta exposição contou como parceiro institucional o Museu de Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata, em Fátima, que cedeu mais de duas dezenas de peças das suas coleções, entre esculturas, pinturas e registos, representativas do Menino Jesus da Paixão.

Este projeto expositivo realizou-se no MASE em 2008, reportando-se a articulação, indissociável na teologia cristológica, da Encarnação, no Natal, e da redenção, na Páscoa. Os Meninos Jesus aparecem associados a elementos identitários da Sua Paixão, Morte e Ressureição.

A inauguração realizou-se após a Eucaristia evocativa de São Teotónio na Catedral de Santa Maria de Viseu, padroeiro da cidade e da Diocese, presidida por Dom Ilídio Pinto Leandro, bispo desta mesma diocese.

Fátima Eusébio, diretora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, conduziu a visita inaugural, realizando-se alguns apontamentos musicais e leituras de contextualização no decorrer da visita. A diretora sublinhou o papel do inventário do património diocesano, sendo esta exposição resultado desse importante trabalho, permitindo expor objetos da diocese de Viseu que muitos desconheciam, sendo alguns deles muito raros na arte sacra nacional.

Esteve presente Gonçalo Cardoso, diretor do MASE, e Pe. Aventino Oliveira, representando o Instituto Missionário da Consolata.

A exposição poderá ser visitada até 21 de junho de segunda a sexta-feira das 9h00-12h30| 14h00-17h00 e sábado das 14h00 às 17h30.

Comentários