Jantar-Conferência | «O Segredo de Fátima – uma abordagem histórico-cultural » por Marco Daniel Duarte


O MASE irá realizar  no dia 27 de março, quinta-feira, o seu primeiro Jantar-Conferência que decorrerá no Hotel PAX. Esta iniciativa pretende trazer mensalmente a Fátima convidados para apresentarem conferências sobre áreas diversificadas que podem ir desde a religião ao turismo, até às artes, à cultura, ao património, entre outras. 

Para a primeira conferência foi convidado o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Doutor Marco Daniel Duarte, que apresentará a conferência «O Segredo de Fátima – uma abordagem histórico-cultural ». O evento terá início às 19h45 com o acolhimento, sendo o jantar às 20h00, seguindo-se depois a conferência.
 
O valor por pessoa é de €20.00 e para sócios da LaMASE (Liga dos Amigos do Museu de Arte Sacra Etnologia) é de €18.00 (Jantar e conferência). 
Reservas NESTE MOMENTO SÓ POR TELEFONE! 249 539 470
 
 
O Segredo de Fátima – uma abordagem histórico-cultural 
Sinopse

Parte integrante da mensagem que, segundo o testemunho de Francisco, Jacinta e Lúcia, a Mãe de Deus transmitiu na Cova da Iria, o Segredo de Fátima constitui um dos temas mais importantes da história religiosa contemporânea.

As três partes que compõem o Segredo, reveladas paulatinamente, alimentaram muitas especulações e continuam a suscitar o interesse da comunidade religiosa e científica. 

A abordagem cultural aos manuscritos de Lúcia (primeira, segunda e terceira partes) é, necessariamente, uma chave interpretativa quer do contexto de produção quer dos quadros históricos que compõem o Segredo. 
 
Nota curricular

Marco Daniel Duarte é diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, onde dirige o Museu da Instituição, e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido os seus estudos no âmbito do saber da Iconografia e da Iconologia, áreas sobremodo ligadas à arte sacra antiga e contemporânea.

Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico Correspondente, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra.

Em 2009 foi nomeado para integrar o Grupo Técnico Coordenador do projeto Rota das Catedrais, cujo protocolo foi celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa. Autor de vários estudos publicados em revistas científicas e editados em livro, alguns deles premiados, tem também comissariado diversas exposições científicas subordinadas às temáticas da sua especialidade.
 
 

 

Comentários