Museu


 Tutela (clique para mostrar conteúdo)Instituto Missionário da Consolata Fundado em Turim, Itália, em 1901 pelo Beato José Allamano, tem como objectivo a formação de missionários e a animação missionária da Igreja. Vindos para Portugal em 1943, abriram em Fátima o seu primeiro seminário. Actualmente estão presentes em 24 países.

 Sala da Natividade (clique para mostrar conteúdo)Apresenta uma vasta colecção de presépios e imagens da infância de Jesus, de madeira, terracota, marfim e estanho. As mais antigas datam do século XVI e são, na sua maioria, portuguesas e indo-portuguesas. Destaca-se ainda um conjunto de Meninos Jesus de Malines.

 Sala da Paixão (clique para mostrar conteúdo)Reúne uma colecção de figuras relativas à paixão e morte de Cristo e crucifixos dos séculos XIV ao XX. São de origem portuguesa, indo e sino portuguesas. Encontram-se igualmente expostos paramentos, alfaias litúrgicas e oratórios que demonstram a piedade familiar portuguesa.

 Sala da Ressurreição e da Missão (clique para mostrar conteúdo)Através de várias peças de arte, textos, mapas e reproduções fotográficas dos diversos continentes, descreve-se o caminho percorrido pelo Evangelho desde o acontecimento de Pentecostes em Jerusalém depois da ressurreição de Jesus até aos nossos dias. Coloca-se em evidência, na história, a participação portuguesa na época dos descobrimentos e, na actualidade, a missão diante das culturas e das religiões.

 Sala de Etnologia (clique para mostrar conteúdo)Expõe uma rara colecção de objectos etnográficos de uso quotidiano dos povos com quem os missionários têm contacto. Os mais significativos provêm da Amazónia, Quénia, Zaire, Angola, Guiné, Moçambique e Extremo Oriente. Parte da colecção foi cedida pelos Missionários da Boa Nova.

 Sala dos Pastorinhos (clique para mostrar conteúdo)Esta sala, inaugurada em 2000, expõe a relíquia do Beato Francisco Marto (o carapuço) oferecido aos Missionários da Consolata pelo seu pai em 1956. Para além de outros objectos pessoais do doador, a sala guarda também a pedra do túmulo de Francisco e Jacinta Marto, recolhida pelo Sr. Marto aquando da transladação dos dois irmãos do cemitério de Fátima para a Basílica.